Na compra do pacote de viagem na Tam, recebemos o direito a um City tour, no momento do transfer fomos informadas que o passeio seria realizado pela tercerizada Grou, que passaria no hotel as 8h30, do dia 05 de dezembro.
Conforme o combinado ficamos aguardando na recepção do hotel. As 9h30 chegou o guia JEAN que nos levou num micro-ônibus, parando de hotel em hotel, até a cidade histórica de Porto Seguro, onde chegamos as 10h.
Durante o percurso até a cidade histórica o guia informou que conheceríamos um pouco da cultura, história, gastronomia e costumes do local, que se resumiu em:
Apresentação de capoeira e maculelê.
Breve explicação do pajé sobre ervas "medicinais"
Encontradas em São Paulo em qualquer casas de ervas
Pé de Jaca
Pau Brasil
Dendezeiro
Pitangueira
Jambeiro
Capela de São Benedito e ruínas do colégio Jesuítico
Casas com eira e beira, que representavam sinais de poder e dinheiro
Eira e Beira são detalhes logo abaixo do telhado com aparência de degraus de gesso
Igreja Nossa Senhora da Pena.
Possui apenas uma torre para não pagar imposto a coroa portuguesa, era considerada uma obra inacabada
Casa de Câmara e Cadeia
Prédio construído em dois pavimentos constituído de uma cadeia com duas celas na parte térrea. No pavimento superior funcionava a Administração.
As mulheres eram presas por adultério, viradas para a igreja para arrepender-se dos pecados e os homens com visão do mar por serem pescadores, era uma prisão também psicológica.
Marco do Descobrimento
O Marco veio de Portugal entre 1503 e 1526, e simboliza o poder da Coroa Portuguesa, utilizado para demarcar suas terras. Todo em mármore de cantaria, de um lado está esculpida a Cruz de Avis e do outro as Armas de Portugal.
As 11h o guia deu o city tour por encerrado, sem apresentar a cidade, praias, pontos turísticos horário de funcionamento dos comércios, a tabua de mares, todos itens muito importantes para quem visita a cidade pela primeira vez.
Decepcionadas resolvemos dispensar o transfer para o hotel e descemos no centro comercial da cidade para descobrimos sozinhas o que a cidade tem a oferecer(a melhor coisa que fizemos).
O Guia e o City tour pela agência são dispensáveis, faça o passeio sozinho que será muito mais proveitoso, podendo fazer no dia e hora desejados e realmente conhecendo o lugar, por exemplo: nas casinhas coloridas funcionam lojas de artesanato, que não foi possível visitar pela pressa do guia.
Dúvidas? comente